12/04/2011

Foquismo


Outro dia na aula da pós, ao nos apresentarmos para a professora nova, um colega brincou que sou Foca. “Foquíssima” disse ele. Não discordo.

Foca é o termo do meio jornalístico para aquele porfissional que acabou de sair da faculdade e ainda está ‘preso’ e um pouco desajeitado. Ok, normal.

Sou Foca mesmo. Afinal acabei de me graduar. A unica coisa é que, eu nao me sinto presa. Ok que por vontade e escolha propria não quis me aventurar em grandes redações de jornais diários, onde esse termo tem tanto significado, e, se nao me engano, de onde surgiu.

Sempre quando começo em um trabalho novo. Passo umas duas ou tres semanas apreensiva, receosa e ‘crua’. E isso acontece por ser nova no lugar. Leva um tempo até me adapatar, conhecer as pessoas, o ambiente e o modus operanti da empresa.

Pensando assim então TODO MUNDO É FOCA. Olha aí, se não bastasse vc nao precisar de diploma pra ser Jornalista, agora vc tbm pode ser um Foca Nutrição. Que tal?



Não não, tudo brincadeira, tá? Coleguinhas jornalistas não precisam brigar comigo não.

Mas então é isso. Meio que não me sinto foca, entende? Até porque, qualquer pessoa de comunicação precisa, eu disse PRECISA, estar antenada em tudo, e ser ágil e com uma capacidade de adapatação grandiosa. Assim, pq CAZZO todo esse papo de que Foca é café com leite e outras coisas mais. Afinal, se um foca escrever no twitter que o obituário do ex-vice presidente já tava pronto e era só apertar um botão, ele tá no olho da rua. Nos dias de hoje, foca ou não.. Grande diferença.

Agora negativamente falando, já que, a maioria das grandes empresas jornalisticas no Brasil estão demtindo seus Jornalistas de longa data e com muito tempo de casa pra contratar FOCAS recém formados que aceitam 4x menos de salário.
Claro que eles tem que trabalhar! Lógico, mas só que é necessário um período de acompanhamento com alguém mais experiente, digo um periodo como assistente ou Jr. Por aí. Daí você vai aprendendo mais e crescendo na carreira, ganhando notoriedade no que faz e um salário maior.



Aqui na agência digital em que trabalho, não me acho foca. Como falei, há o período de adaptação em que vc está entendendo como funciona a empresa e se adapatando ao ambiente. Porém, as pessoas depositam confiança em mim. Tenho responsabilidades e as venho cumprindo e mantendo sabiamente. Isso é uma coisa que qualquer profissional quer e se esforça pra fazer, foca ou não. E se ele, foca ou nao, der um deslize, já sabe né?

Bom depois dessa bla bla bla todo que eu adoro, cheguei a conclusão em minha mente que o termo Foca só se coloca pra esses caras aqui

Eles são Focas do Estadão. Nem sei de que ano é essa foto. Mas ó que bacana, máquinas de escrever ainda! Enfim, pra mim só é Foca realmente quem faz parte desse curso/estágio que o estadão faz todos os anos com futuros jornalistas de redação de jornal diário.
Mas essa é só a opinião de uma jovem jornalista (Foca, foquíssima, se você quiser), viciada em internet que usa a internet território livre e blog pra colocar pra fora algumas observações do dia a dia como quem não quer nada. Alguém que acha que todos os Comunicadores que saem dos portões dos campus das universidades tem o DEVER de deixar essa papo de foca/café com leite de lado e batalhar e se reciclar pra de fazer melhor e conseguir se impor nesse mercado de cão.
Não ligo que me chamem de foca, acho natural e até engraçado e fico feliz pq se me identificam assim, é pq veem que eu já cumpri uma etapa, que é a universidade. E tenho muito orgulho disso. :)

Nenhum comentário: